Base Bíblica: João 4:23
"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem".
- Objetivos:
- Conceituar sinceridade e suas características;
- Apresentar
exemplos bíblicos de adoração sincera e de adoração falsa.
Nota: Verdade significa aquilo que está intimamente ligado a tudo que é sincero, que é verdadeiro, é a ausência da mentira.
1 - Boas Vindas (Valorizando o aprendiz interativo)
Pergunta
chave: Por que estudo esta lição? Por
que preciso saber isto?
- Iniciar a aula
fazendo uma dinâmica de grupo com ênfase na sinceridade.
Coloque várias
perguntas dentro de um saco de TNT ou caixa de sapato encapada. A caixa deverá
passar por cada aluno da classe que
deverão estar em círculo. À medida que a música for sendo tocada a caixa segue
de mão em mão até que a música pare. Quando a música parar a pessoa que ficar
com caixa deverá abri-la e pegar um papel e responder a pergunta. Observe a
reação das pessoas ao terem que responder a pergunta. No final a moral da
dinâmica será a de que precisamos ser sinceros com as pessoas que estão a nossa
volta, assim como para com Deus. As vezes não somos sinceros nas nossas
atitudes, mas Deus que é poderoso o suficiente, sabe de todas as nossas ações
diárias e, por isso, não podemos deixar de sermos sinceros com ele quando o
adorarmos.
Perguntas:
- Diga um pecado que você cometeu
hoje.
- Você costuma discutir em casa com sua família?
- Alguma vez você fez seus
pais/familiares chorarem?
- Que tipo de atitude você tem que
você detesta?
- Existe alguém na igreja com quem
você tem alguma pendência a tratar no tocante a relacionamento?
- Você se considera uma pessoa
sincera?
- Você mente?
- Você já veio para o culto com
vontade de ficar em casa?
- Alguma vez você se corrompeu por
conta da vaidade?
Perguntar aos
alunos qual foi a sensação ao se depararem com as perguntas.
- Fazer a
leitura do texto bíblico em João 4.20-24.
2 –
Lição (Valorizando o aprendiz analítico)
Pergunta
chave: O que preciso saber?
- Colocar pendurada no quadro uma faixa bem
grande escrito: SINCERIDADE.
Perguntar
qual o significado desta palavra.
-
Apresentar alguns significados diferentes para o termo de acordo com alguns
personagens da Bíblia. Escreva atrás de cada personagem o significa e
entregue-os para cada aluno que deverá ler em voz alta e, em seguida, colar o
desenho do personagem no quadro.
3 - Aplicações da Lição (Valorizando o aprendiz pragmático)
Pergunta
chave: Como uso o que sei? Como fazer funcionar na minha vida diária o que tenho
aprendido?
- Fazer as seguintes aplicações para a vida do
aluno após a conceituação de sinceridade:
©
O simples fato de se estar num culto por
obrigação caracteriza uma adoração falsa, porque nada brotará do coração e sim
de um ritual mecânico.
©
Um bom exercício espiritual é fazer como Davi
“Sonda-me o Deus e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus
pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”.
(Sl 139:23,24)
©
É mais fácil ir a Jesus com fórmulas prontas, mas
Ele busca pessoas que queiram segui-lo, que queiram caminhar com Ele; isso
significa relacionamento.
©
Quem procura por Jesus com um relacionamento
inexistente, certamente receberá o silêncio como resposta, mesmo que utilizem
fórmulas corretas.
Pergunta:
Em que isto pode transformar-se? O que acontecera se eu acrescentar isto ou
aquilo ao que já sei?
- Lançar a
seguinte pergunta à classe: QUAL É A REAL MOTIVAÇÃO DA NOSSA ADORAÇÃO? TEMOS
SIDO SINCEROS? PASSAMOS NO TESTE DA EXPOSIÇÃO À LUZ?
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