terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Lição 6 - A Peregrinação de Israel no Deserto Até o Sinai.
Palavras chave: murmuração, idolatria, provisão.

HARD- Personagem de desenho animado da série Lippy e Hard, nas décadas de 60, 70. Seu lema era: "OH CÉUS! OH VIDA! OH AZAR! ISTO NÃO VAI DAR CERTO!" Nada lhe contentava, nem mesmo o leão Lippy - que incansavelmente repetia "Anime-se, Hardy."

Parece com alguém que você conhece? Já teve atitudes semelhantes?

Você poderia responder: Sim! Parece com o povo de Israel durante a peregrinação no deserto até o Sinai! OH CÉUS! OH VIDA! OH AZAR! DEVÍAMOS TER FICADO NO EGITO! VAMOS MORRER NESSE DESERTO! NÃO TEM ÁGUA! NÃO TEM CARNE! NÃO TEM CEBOLAS! NÃO TEM MELÕES! PREFIRIRIA MORRER NO EGITO!
Oh povinho ingrato e reclamão! Bem que mereceram passar 40 anos no deserto! 

Mas o que é exatamente murmuração?

Segundo o dicionário Aurélio, murmuração é: soltar queixumes; lastimar-se em voz baixa; resmungar; apontar faltas; conceber mau juízo; maldizer; falar contra alguém ou algo. 
Diante dessa descrição, quem de nós nunca murmurou, que atire a primeira pedra! Na verdade, podemos ver claramente a nossa história pessoal na trajetória de Israel no deserto! Quando o assunto é murmuração, não ficamos tão "longe" assim deles! Se temos calor reclamamos. Se temos frio reclamamos. Se temos chuva reclamamos. Se estamos desempregados, reclamamos. Se temos emprego, reclamamos do salário. Se temos que pegar ônibus, reclamamos do preço da passagem, da superlotação, do motorista lerdo ou do irresponsável que corre muito. Se temos um carro, reclamamos do preço do seguro, do IPVA, da vistoria, do preço do combustível.  Se vamos comer frango pela segunda vez consecutiva, reclamamos. Quantas vezes dizemos: "Mas só tem "isso"?
 Note que o povo não reclamou da falta de comida, mas do cardápio! Núm,11.5,6: "Lembramo-nos dos peixes que, no Egito, comíamos de graça; dos pepinos, dos melões, dos alhos silvestres, das cebolas e dos alhos. Agora, porém, seca-se a nossa alma, e nenhuma coisa vemos senão este maná."  
Alguém me disse: Mas imagine todas as dificuldades de se estar num deserto! Eles não estavam apenas expondo os fatos? Bom, podemos tentar justificar nossos resmungos e queixumes mas para Deus eles não deixarão de se chamar  murmuração! 
É exatamente como a hiena Hard que muitas vezes nos encontramos;  desencorajados, pessimistas  e insatisfeitos com tudo. E pode acreditar eu sei bem como é, tenho MBA nesse negócio! 
Durante todo o percurso pelo deserto,  a murmuração foi parte da linguagem do povo de Israel. Eles  murmuraram ao Senhor de todas as formas possíveis. “E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Quem dera tivéssemos morrido na terra do Egito! ou, mesmo neste deserto!” (Números 14:12). Nós também estamos de passagem pelo deserto, vigiemos para que a murmuração não se torne também parte da nossa linguagem. “E não murmureis como também alguns deles (o povo de Israel no deserto) murmuraram, e pereceram pelo destruidor”. (I Co 10:10)
A murmuração diante das circunstâncias revela ingratidão e desprezo a Deus. A murmuração nos afasta de Deus e impede assim, que vejamos o Seu agir em todos os momentos da nossa vida.

E se eu continuar murmurando? Sofrerei consequências?


1.       A murmuração entristece ao Espírito Santo - Efésios 4.29-30. Ela revela que nosso coração não está contente com o que Ele tem nos concedido, que não cremos em Sua Palavra quando diz que todas as bênçãos espirituais estão em Cristo Jesus. que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.
2.      A Murmuração é um ladrão da alegria - I Tess. 5:16; Filipenses 4:4. Murmuração é como um buraco negro que suga toda a luz da vida do crente, que rouba a sua alegria e gratidão. E a ingratidão é uma sementeira fértil para o desânimo, para o esfriamento espiritual, para a apostasia. 
 3.       A Murmuração Causa divisão – Atos 6:1 A murmuração tem a habilidade de de fazer que o homem veja ao outro como seu inimigo. A murmuração dividiu a igreja no primeiro século entre Gregos e Hebreus. Onde há murmuração se produz confusão e a confusão produz divisão.
  4.        A Murmuração Paralisa o trabalho da igreja – Números 12:15 – A história da igreja demonstra que a murmuração detém o crescimento da obra de Deus. A murmuração consegue dividir a igreja, polariza os recursos desta, rompe relações, separa amigos e leva irmãos a enfrentar os líderes. A energia e o tempo que poderiam usar na edificação do corpo de Cristo, na salvação deste mundo perdido, são desperdiçados debilitando a igreja e arruinando sua credibilidade.
5.        A murmuração rouba a promessa - Nm 14.29; 1 Co. 10.10. Todos os que murmuraram não entraram na terra prometida, foram tragados no deserto.


 Um percurso que era para durar apenas alguns dias durou 40 anos. Sem dúvida alguma, creio que isso acontece constantemente na vida de muitos cristãos nos dias de hoje.

Ore ao Senhor, peça que Ele te ajude a mudar as suas atitudes, a sua forma de pensar… Leia a palavra e se alimente de todas as vitórias e promessas que Deus tem para a sua vida! Decida hoje mudar sua postura de murmurador para adorador.  O Senhor mudará a sua sorte. Seu deserto será curto e você alcançará a terra prometida.Você é mais do que vencedor em Cristo Jesus!
Que Deus o abençoe!



Professor, reproduza o questionário em uma folha e dê uma para cada aluno. Pode dar-lhes um tempo para responderem durante a aula, ou deixar que levem para casa.

MURMURAÇÃO: A CHAVE DO FRACASSO
Você é um murmurador? Responda as seguintes perguntas e avalie o seu grau de murmuração.

1. Quando você acorda pela manha para trabalhar/estudar, você:
( ) a- Murmura por ter que acordar cedo.
( ) b- Agradece a Deus por mais um dia em sua presença.
2. Ao tomar o café da manhã, você:
( ) a – Murmura por não ter o pão fresquinho à mesa.
( ) b – Agradece a Deus por começar a primeira refeição do dia com a sua família.
3. Em seu trabalho/estudo, você:
( ) a – Murmura diante dos desafios.
( ) b – Agradece a Deus pela força, capacidade e inteligência que Deus te dá para resolver os conflitos.
4. Após um dia de trabalho/estudo, você:
( ) a – Murmura por causa do seu cansaço.
( ) b – Alegra-se nas promessas de Deus em renovar as suas forças
5. Quando você retorna à sua casa, você:
( ) a – Murmura por causa do trânsito ou por causa do coletivo.
( ) b – Agradece por não ter que voltar à pé para sua casa.
6. Ao chegar à sua casa, você:
( ) a – Murmura por causa de seus familiares que não cumpriram os seus deveres.
( ) b – Agradece a Deus pela sua família e por poder estar com eles por mais um dia.
7. Ao entrar na casa do Senhor, você:
( ) a – Murmura por causa do louvor, da liturgia ou da pregação.
( ) b – Alegra-se por poder prestar culto na casa do Senhor.
8. Ao ouvir a Palavra, você:
( ) a – Murmura pela ausência de eloquência e persuasão.
( ) b – Aceita os desafios apresentados pela Palavra.
9. Ao olhar para a sua vida, você:
( ) a – Murmura por causa das suas dificuldades.
( ) b – Alegra-se na expectativa da ocorrência de um milagre.
10. Ao se olhar no espelho, você:
( ) a – Murmura por causa do murmura pela sua aparência.
( ) b – É grato a Deus porque ele tem o poder de  transformar-lhe em um verdadeiro adorador.

Some o número de suas murmurações (item a) e descubra o seu grau de murmuração.
PONTOS: (10) Perfeito murmurador; (9-6) Crente rabugento; (5-1) Crente ingrato; (0) Adorador
“Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus.” (1 Ts 5.18)