sábado, 26 de março de 2011

Auxílio ao Professor


Minha dica para trabalhar a lição : " A viagem de Paulo a Roma"é que o professor explore a questão da tempestade.
Faça a dinâmica da Palavra-ímã. Escreva a palavra Tempestade no quadro e peça que os alunos digam o que lhes vêm a cabeça, com relação a palavra. Depois discuta com eles sobre suas experiências. 
Quando Jesus falou sobre edificar nossas vidas sobre uma sólida fundação, Ele certamente presumiu que as chuvas cairiam e os ventos soprariam. Cada um de nós está enfrentando ou já enfrentou sua tempestade particular. Discuta com seus alunos que nossas reações na tempestade são de Desânimo, Perplexidade e Medo, porém devemos "trabalhar" nossa fundação em Cristo. Se estivermos bem alicerçados no plano de Deus, nossas reações não serão de pânico. Se esperarmos que a tempestade nos atinja para então nos voltamos para as Escrituras, não estaremos tão preparados.
Professor, você também pode utilizar o hino 578 da Harpa Cristã: "Sossegai". Você também pode utilizá-lo como fundo musical enquanto ministra a aula.
http://www.youtube.com/watch?v=2BaIoT2gH08&feature=related

Avaliação na EBD

avaliação
 Na EBD é interessante trabalharmos com o conceito de avaliação formativa: mais do que medir o desempenho na prova, o processo de avaliação deve mostrar como esses alunos atuam durante a aprendizagem, permitindo uma reorientação da ação pedagógica.  O erro é visto como uma pista importante para o professor e o aluno sobre como aprender melhor, quais são as dificuldades e o que pode mudar na prática educativa. Ao fim de cada trimestre a função somativa da avaliação vai subsidiar a continuidade do trabalho visto ter como objetivo, determinar o grau de domínio do aluno em uma área de aprendizagem, o que permite outorgar uma qualificação que, por sua vez, pode ser utilizada como um sinal de credibilidade da aprendizagem realizada.
Também tem o propósito de classificar os alunos ao final de um período de aprendizagem, de acordo com os níveis de aproveitamento. A avaliação somativa pretende ajuizar do progresso realizado pelo aluno no final de uma unidade de aprendizagem, no sentido de aferir resultados já colhidos por avaliações do tipo formativa e obter indicadores que permitem aperfeiçoar o processo de ensino. Corresponde a um balanço final, a uma visão de conjunto relativamente a um todo sobre o qual, até aí, só haviam sido feitos juízos parcelares. Por isso, aplico também uma prova como instrumento de avaliação somativa. Desde que passei a utilizar este recurso,percebi que as alunas sentiram-se mais motivadas pelas aulas e passaram a ver a EBD como uma escola que tem um objetivo.

ASSEMBLÉIA DE DEUS DO RIO DE JANEIRO
AVALIAÇÃO DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL – CLASSE ISABEL
1° TRIMESTE DE 2011
LICÕES BÍBLICAS – ATOS DOS APÓSTOLOS
1)            Ao todo, quantas viagens missionárias foram realizadas por Paulo?
_____________________________________________________________
2)           Quantas pessoas testemunharam a Ascensão de Cristo?
_____________________________________________________________
3)           Que profecia enunciou João Batista concernente ao batismo com o Espírito Santo?
_____________________________________________________________
4)           Quais as funções do milagre?
_____________________________________________________________
5)           Cite 3 tipos de perseguição pelas quais a igreja passa:
a)           _____________________
b)           ______________________
c)           _______________________
6)           Quais as 3 cidadanias do apóstolo Paulo?
____________________________________________________________
7)           Marque a alternativa correta:
·                    Por que o Concílio de Jerusalém foi convocado?
(   ) Para julgar os atos de Paulo;
(   ) Para tomar uma resolução quanto os gentios observarem os costumes judaicos;
(   ) Para decidir a quem enviar para a obra missionária

8)           Cite os dois novos companheiros de Paulo após a separação de Barnabé.
a)_____________________  b)______________________________

9)  De quem Paulo era prisioneiro?
_______________________________________________________
10) Como Paulo apresenta sua apologia do evangelho, entre os judeus de Roma (28.1 7-22)?
(    ) De sua prisão domiciliar, Paulo convoca os líderes da comunidade judaica para expor-Ihes os eventos que o trouxeram sob algemas a Roma.
(    ) Como apóstolo dos gentios, aproveita ele para anunciar que JESUS era, de fato, o Messias de Israel.
(    ) Todos os ouvintes de Paulo deixam-se persuadir, alguns preferem continuar até a morar ali com ele.
(    ) Alguns deixam-se persuadir, outros preferem continuar na incredulidade.
(    ) Entre os gentios, contudo, o evangelho põe-se a expandir até mesmo na elite romana.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Auto Avaliação

Chegamos ao final de mais um trimestre e uma auto avaliação se faz necessária para quem quer  conquistar a excelência. Que tal avaliar seu ministério de ensino?
Assinale sim ou não, para cada questão a seguir.
Após responder todas as perguntas, veja o resultado da avaliação.
Pergunta
Sim
Não
Ama seus alunos, demonstrando por eles interesse e dedicação?


Prepara com antecedência a lição, concentrando-se no objetivo da mesma?


Tem uma vida cristã exemplar, de modo que você gostaria que seus alunos fossem como você?


Conhece seus alunos pelo nome?


Incentiva seus alunos a convidarem colegas para aula?


Tem procurado levar seus alunos a conhecerem Cristo como único e suficiente Senhor e Salvador?


Lê livros, artigos e periódicos sobre pedagogia e educação cristã e outros que venham a enriquecer a aula?


Procura incentivar a aplicação prática dos ensinos bíblicos na vida de seus alunos?


Você procura responder a todas perguntas de seus alunos, motivando-os a refletirem sobre o que aprenderam?


Quando não está doente, não deixa de lecionar, é pontual na EBD, para dar exemplo e poder recepcionar os seus alunos?


Tem incentivado seus alunos para participarem nos trabalhos na igreja?


Você ora regularmente pelos alunos de sua classe?


Você utiliza recursos didáticos variados durante a lição (cartazes, dinâmicas de grupo, etc.)?


Faz análise do seu desempenho como professor, notando a reação dos alunos na classe e procurando corrigir falhas que você porventura tenha cometido?


Aceita sugestões de outros professores sobre aperfeiçoamentos no ensino, sem ressentir-se com eles?


Cuida de sua saúde espiritual, orando regularmente, lendo a Bíblia, buscando ser cheio do Espírito Santo, e servindo com amor ao Senhor?


Sabe controlar um aluno agitado, sem ofendê-lo ou gritar com ele?


Cuida de sua aparência física e higiene e da sua apresentação (vestimentas), para que em nada escandalize algum aluno ou demonstre relaxamento pessoal?


Visita seus alunos, ou procura conhecê-los pessoalmente?


Caso um dos alunos faltar por 2 aulas seguidas, lhe telefona para saber o motivo?


Tem procurado trabalhar em harmonia com os demais professores e dirigentes da Escola Dominical?


SOME AS RESPOSTAS





Agora, veja o resultado da avaliação.
Cada resposta "SIM", vale 1 ponto, "NÃO", zero ponto.
Se você conseguiu:
 - 19 a 21 pontos - Parabéns! Continue esmerando-se no ensino e sendo um modelo para seus alunos e demais colegas de ministério.
 - 16 a 18 pontos - Você é um bom professor, mas precisa aperfeiçoamento. Não desanime!
 - 13 a 15 pontos - Você precisa reanimar-se no ensino. Verifique os pontos falhos e decida melhorar rapidamente!
 - Menos de 13 pontos - Examine-se diante do Senhor. Você tem que aprender, não ensinar. Decida o que você quer.