sábado, 26 de março de 2011

Avaliação na EBD

avaliação
 Na EBD é interessante trabalharmos com o conceito de avaliação formativa: mais do que medir o desempenho na prova, o processo de avaliação deve mostrar como esses alunos atuam durante a aprendizagem, permitindo uma reorientação da ação pedagógica.  O erro é visto como uma pista importante para o professor e o aluno sobre como aprender melhor, quais são as dificuldades e o que pode mudar na prática educativa. Ao fim de cada trimestre a função somativa da avaliação vai subsidiar a continuidade do trabalho visto ter como objetivo, determinar o grau de domínio do aluno em uma área de aprendizagem, o que permite outorgar uma qualificação que, por sua vez, pode ser utilizada como um sinal de credibilidade da aprendizagem realizada.
Também tem o propósito de classificar os alunos ao final de um período de aprendizagem, de acordo com os níveis de aproveitamento. A avaliação somativa pretende ajuizar do progresso realizado pelo aluno no final de uma unidade de aprendizagem, no sentido de aferir resultados já colhidos por avaliações do tipo formativa e obter indicadores que permitem aperfeiçoar o processo de ensino. Corresponde a um balanço final, a uma visão de conjunto relativamente a um todo sobre o qual, até aí, só haviam sido feitos juízos parcelares. Por isso, aplico também uma prova como instrumento de avaliação somativa. Desde que passei a utilizar este recurso,percebi que as alunas sentiram-se mais motivadas pelas aulas e passaram a ver a EBD como uma escola que tem um objetivo.

ASSEMBLÉIA DE DEUS DO RIO DE JANEIRO
AVALIAÇÃO DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL – CLASSE ISABEL
1° TRIMESTE DE 2011
LICÕES BÍBLICAS – ATOS DOS APÓSTOLOS
1)            Ao todo, quantas viagens missionárias foram realizadas por Paulo?
_____________________________________________________________
2)           Quantas pessoas testemunharam a Ascensão de Cristo?
_____________________________________________________________
3)           Que profecia enunciou João Batista concernente ao batismo com o Espírito Santo?
_____________________________________________________________
4)           Quais as funções do milagre?
_____________________________________________________________
5)           Cite 3 tipos de perseguição pelas quais a igreja passa:
a)           _____________________
b)           ______________________
c)           _______________________
6)           Quais as 3 cidadanias do apóstolo Paulo?
____________________________________________________________
7)           Marque a alternativa correta:
·                    Por que o Concílio de Jerusalém foi convocado?
(   ) Para julgar os atos de Paulo;
(   ) Para tomar uma resolução quanto os gentios observarem os costumes judaicos;
(   ) Para decidir a quem enviar para a obra missionária

8)           Cite os dois novos companheiros de Paulo após a separação de Barnabé.
a)_____________________  b)______________________________

9)  De quem Paulo era prisioneiro?
_______________________________________________________
10) Como Paulo apresenta sua apologia do evangelho, entre os judeus de Roma (28.1 7-22)?
(    ) De sua prisão domiciliar, Paulo convoca os líderes da comunidade judaica para expor-Ihes os eventos que o trouxeram sob algemas a Roma.
(    ) Como apóstolo dos gentios, aproveita ele para anunciar que JESUS era, de fato, o Messias de Israel.
(    ) Todos os ouvintes de Paulo deixam-se persuadir, alguns preferem continuar até a morar ali com ele.
(    ) Alguns deixam-se persuadir, outros preferem continuar na incredulidade.
(    ) Entre os gentios, contudo, o evangelho põe-se a expandir até mesmo na elite romana.

2 comentários:

  1. O atrigo e a prova são muito bons, porém a prova não referiu nada sobre as "línguas estranhas" !!! Antonio Francisco . antoniofsainer@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns irmã pelo trabalho. Deus continue abençoando esta obra.
    Faça uma visita no meu blog: odinete.blogspot.com.

    ResponderExcluir