sábado, 12 de abril de 2014

Subsídio para a lição 2 - O Propósito dos Dons Espirituais
Irregularidades em Corinto (1Coríntios 12: 1-31)


Uma pequena análise deste capítulo nos leva a ver irregularidades entre os convertidos de Corinto. Entre essas irregularidades estava a manipulação, que pessoas inimigas de Deus, estavam levando a cabo tomando aqueles que possuíam dons para tirar proveito, observe os versículos 1-3: “1 Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. 2  Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados. 3  Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o SENHOR, senão pelo Espírito Santo”. A menção daqueles que maldiziam a Jesus sugere que se tratava de judeus gnósticos, porque essa seita não cria que o Filho de Deus tivesse existido como homem, porque argumentavam que a carne é pecadora, é má, e portanto, sendo sem pecado era impossível que o Filho de Deus houvesse tomado semelhante opção. Por sua atividade contra Jesus Cristo, os gnósticos são mencionados várias vezes por Paulo, João e Pedro. Esses indivíduos que anatemizavam a Cristo, por dizerem que Cristo não veio em carne, ou seja, não foi um homem, estavam doutrinando para proveito próprio àqueles que possuíam dons do espírito, com o propósito de formar um grupo de possuidores dos dons do espírito com crenças gnósticas.

Sendo Cristo o autor dos dons dados pelo espírito, Paulo adverte aos coríntios a não se deixar enganar por aqueles que validavam os dons, mas ao mesmo tempo rejeitavam ao Filho de Deus, pela forma como ensinavam.


 
Entre os dons recebidos pelos coríntios estavam: Palavra de sabedoria, palavra de ciência, fé, dons de cura, operações de milagres, profecia, discernimento de espíritos, diversas línguas dos povos e interpretação dessas línguas.

Nove dons são mencionados, mas essa lista não é conclusiva, já que em outras cartas Paulo menciona outros. Assim, a igreja em Corinto havia sido beneficiada por Deus para comunicar o evangelho não só por palavra, mas também pela manifestação de poderes sobrenaturais impactantes.


Se observarmos com cuidado a ordem em que os dons são colocados por Paulo se poderá notar que o dom de línguas e o de interpretação de línguas não são postos como relevantes sobre os demais dons, mas sim são colocados por último, o que não é coincidência, e não o é simplesmente porque mesmo que estivessem servindo para anunciar o evangelho, não eram a base para solidificar o povo de Deus no novo pacto.


Em sua mensagem (1Coríntios 12: 14-22), Paulo disse: 14  Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. 15  Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? 16  E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? 17  Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? 18  Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. 19  E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? 20  Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. 21  E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. 22  Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários;”. Isso confirma que dentro do corpo os dons de línguas e de interpretação de línguas não eram mais importantes que os demais. Aqueles que possuíam dons formavam um corpo projetado para cobrir todas as necessidades da igreja., assim, aqueles com o dom de milagres não eram mais necessários que os que profetizavam, aqueles com o dom da palavra de sabedoria não podiam prescindir os que tinham o dom de cura, etc.


Paulo não diz que ao dom de línguas fora dado primazia ou aos seus possuidores, mas sim, o coloca em igualdade com os demais, e todos tinham o dever de trabalhar para edificar a igreja manifestando ao mundo as maravilhas de Deus.


A falta de maturidade dos corintos foi a causa de que o mau uso dos dons se converteu em um problema até ao grau de que o assunto ocupou grande espaço na primeira carta aos Coríntios.


 
No corpo de Cristo, que é a igreja, nenhum membro é mais importante ou necessário que outro. Os olhos, se não são do corpo de nada servem, as mãos, sem pertencer a um corpo de nada servem, etc., assim, para que cada membro desempenhe as funções para as que foram chamado deve pertencer ao corpo. Isto é aplicado ao corpo espiritual de Cristo, onde cada pessoa, com um dom, é útil somente se pertence à igreja; separada dela se torna inútil; desta comparação se entende que Paulo recomenda aos coríntios não se deixar enganar por pessoas que blasfemam de Cristo chamando-o anátema, querendo engana-los para retira-los do corpo de Cristo.

Fonte: http://solascriptura-tt.org/
Dinâmica para a lição 2 - O Propósito dos Dons Espirituais
Dinâmica: PARTES DO CORPO
Objetivo: Perceber que todos tem uma função determinada no corpo 
Material: O próprio corpo
Desenvolvimento:Depois de fazer um círculo, o líder começa colocando a mão em alguma parte do seu corpo e falando o nome de outra parte do corpo (ex. o Líder pega no nariz e diz: "este é o meu pé"); quem está à sua direita deve pegar no pé e falar o nome de outra parte do corpo; assim todos participam.
Conclusão:
  No final pode se aplicar que no Corpo de Cristo cada um tem uma função e que quando não vivemos isso, corremos risco de causar uma anomalia ou deficiência no corpo.