quinta-feira, 24 de abril de 2014

Dinâmica: O Artista (Adaptada para a lição Dons de Poder)
Participantes: Indefinido.
Tempo Estimado: 10 minutos.
Material: Lápis e papel.
Descrição: O professor entrega uma folha de papel a cada aluno e pede para que eles fechem os olhos. Depois fale para cada um que desenhe com os olhos fechados uma:
- Casa
- Nessa casa coloque janelas e portas.
- Ao lado da casa desenhe uma arvore.
- Desenhe um jardim cercando a casa, sol, nuvens, aves voando.
- Uma pessoa com olhos, nariz e boca.
- Por fim peça para escreverem a frase abaixo no quadro antes que abram os olhos e depois peçam que visualizem os seus desenhos e façam uma relação com a frase abaixo:
- SEM O CONHECIMENTO DA PALAVRA TUDO FICA FORA DO LUGAR, INCLUSIVE O USO DOS DONS.
Comentário: Sem o conhecimento da Palavra não passamos de meninos espirituais, usando uma muleta chamada achismo. Ler 1 Co 13.11 e responder as seguintes questões: Nesse texto, O que é ser menino? Ser cego (sentido da dinâmica) é o mesmo que ser menino? Para entendermos o uso dos dons quais os principais textos que devemos saber? 
Conclusão: Ser menino, é o mesmo que criancice, ou seja, ser infantil, tratar coisas de "adulto" com visão de criança. Paulo foi bem enfático quanto ao uso dos dons, principalmente os de Poder, mostrando que deveríamos ter cuidado e delimitou algumas regras, por isso, devemos balizar os dons através da Palavra, não caiamos no erro de espiritualizar até o que não é espiritual, peçamos a Deus o dom de Discernimento de Espíritos.
Subsídio para a lição 4 – Os Dons de Poder


Cada um destes grupos mostra um atributo de Deus.

Os dons do saber mostram a onisciência de Deus;
Os dons de poder mostram a onipotência de Deus e;
Os dons de locução mostram a onipresença de Deus.

Nesta aula estaremos estudando mais um grupo de dons do Espírito Santo, chamado de dons de poder. Este grupo engloba os seguintes dons: fé, operação de maravilhas e os dons de curar.
Para iniciarmos esta aula é necessário que os irmãos compreendam o que significa poder. Poder não é gritaria, pular alto, falar em línguas ou ver sinais miraculosos. A palavra poder significa autoridade.
Trazendo para o nosso assunto, os dons de poder são aqueles que mostram a soberania de Deus; a sua autoridade sobre as forças da natureza, sobre o ser humano.Enfim, mostram a onipotência de Deus.
Quando a Bíblia nos diz que o Senhor nos deu poder, significa que ele nos conferiu autoridade!

"A outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar'".  I Coríntios 12:9

Nesta passagem a palavra “dons” está escrita no plural enquanto todos os demais dons do Espírito são expressos no singular. Deve ser que este dom é significativamente deferente. Mas existem muitos diferentes tipos de enfermidades também. Quando Jesus andou sobre a terra, Ele curou“todo tipo de doença e enfermidade” (Mateus 9:35). Ele sempre tinha tempo para aqueles que estavam doentes. Nunca foi uma pessoa enferma empurrada para o lado. Nunca uma pessoa enferma ouviu que Jesus não podia ou não a curaria. O Espírito do Senhor operou através d’Ele sem limitação. Jesus tinha o Espírito sem medida.
Nós temos recebido uma porção do Espírito de Deus, e pelos dons de cura, este mesmo Espírito pode mover de uma maneira maravilhosa

Os dons de cura podem variar. Algumas vezes certas doenças são imediatamente curadas. Algumas vezes parece que alguns cristãos são mais capacitados a lidarem com certas doenças. É impossível plenamente explicar porque é assim. O vento sopre aonde quer, e assim é com todos que são nascidos do Espírito. O que é importante é que o espírito quer curar pessoas. Devemos ser sensíveis ao Espírito para que possamos segui-Lo e para que Ele possa nos usar.