sábado, 26 de fevereiro de 2011

Lição 9 - A CONVERSÃO DE PAULO
Esta lição trás a oportunidade de desmistificar a idéia de que Deus mudou o nome de SAULO para PAULO após sua conversão.
"Todavia Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele" At 13:9

Seu nome judaico  era Saulo (maneira grega de se escrever Saul); no hebreu Shaul, que quer dizer "o implorado";
Seu nome grego Paulos, derivado do latim Paulus, que quer dizer "pequeno".
 Este novo nome é usado daqui em diante na história sagrada, nessa época o cenário dos trabalhos do apóstolo era principalmente o grego e comunidades romanas. Era freqüente o caso de judeus nativos, enquanto associados extensivamente com estas nações estrangeiras, substituírem o nome hebreu deles para um análogo a este, ou derivado, mas de uma forma clássica. Como os gregos e romanos eram superiores aos hebreu em riqueza, refinamento, e poder, é provável que tal nome seja julgado um título mais honrado. 
O autor do livro de Atos, Lucas, que era grego, o apresenta, dando-lhe o nome de Paulo,a partir do cap.13 quando começou a sua obra de apóstolo. É mais provável que, acompanhando o costume de muitos judeus, Atos 1:23; 12:12; Colossenses 4:11, principalmente os judeus da dispersão. O próprio apóstolo assina suas cartas como Paulo, provavelmente por ser o nome mais apropriado no exercício do seu ministério com os gentios. 

Um comentário:

  1. Querida irmã paz!
    Concordo com suas colocações mas a repetição já existe a muito tempo nos periódicos da Cpad.
    Espero em Cristo uma reformulação e mudança nos tais.
    Paz!

    ResponderExcluir