sábado, 28 de maio de 2011

subsídio para a lição 9 - A Pureza do Movimento Pentecostal



Sugestão: Eu fiz uma linha do tempo com as fotos dos líderes do movimento (click em cima da foto para vê-la ampliada)
Relação dos principais avivamentos da história da Igreja:
1.    Líder: Montano (séc.II)
 Movimento decorrente do avivamento: (os montanistas)
Local e Época: Frigia (atualmente Turquia) – por volta de 170
Características: Diziam-se possuídos pelo Espírito Santo e manifestavam os dons espirituais, em especial o de profecia. Lutavam contra a paralisia e o intelectualismo das igrejas organizadas de sua época. Foi dado a extremismos.

2.    Líder: Pedro Valdo (?-1217) 
Movimento decorrente do avivamento: (os valdenses)
Local e Época: França – a partir de 1173
Características: Adotaram a Bíblia como única regra de fé e prática, aceitaram apenas o batismo e a ceia do Senhor. Há registro de que alguns falaram em línguas estranhas. Surgimento da Igreja Valdense, que existe até hoje.

3.    Líder: John Wycliffe (1329-1384) 
Movimento decorrente do avivamento: (os lolardos)
Local e Época: Inglaterra – a partir de 1378
Características: Criticaram a autoridade papal e adotaram a Bíblia como única regra de fé e prática. Formaram pregadores leigos que passaram a explicar as Escrituras ao povo, Escrituras traduzidas para o inglês. O movimento difundiu-se pela Europa, em especial, na Boêmia, onde foi alcançado Jan Hus.

4.    Líder: Jan Huss
Movimento decorrente do avivamento: (os taboritas), que deram origem à Igreja Moraviana
Local e Época: Boêmia (atualmente República Tcheca) – a partir de 1403
Características: Condenaram o papado e a venda de indulgências. Defenderam que a Bíblia é a única regra de fé e prática. Surgimento da Igreja Moraviana, reconhecida por seu ímpeto missionário na Europa (inclusive será um pregador morávio que promoverá a conversão de John Wesley)

5.    Líder: Martinho Lutero (1483-1546)
Movimento decorrente do avivamento: (os luteranos)
Local e Época: Alemanha – a partir de 1517
Características: Defenderam a justificação somente pela fé em Cristo, adotaram a Bíblia como única regra de fé e prática.

6.    Líder: João Calvino (1509-1564)
Movimento decorrente do avivamento: (os calvinistas ou presbiterianos)
Local e Época: Suíça – a partir de 1536
Características: Defenderam a justificação pela fé em Cristo, adotaram a Bíblia como única regra de fé e prática, bem como a doutrina da predestinação.

7.    Líder: Thomas Cartwright (1535-1603)
Movimento decorrente do avivamento: (os puritanos)
Local e Época: Inglaterra – a partir de 1571
Características: Criticaram a organização eclesiástica da Igreja Anglicana, considerando-a fora da igreja primitiva. Sistematizaram a doutrina calvinista na Inglaterra e reforçaram a idéia da Bíblia como única regra de fé e prática, exigindo santidade como característica do cristão (uma igreja “pura”).

8.    Líder: Robert Browne (1550-1633)
Movimento decorrente do avivamento: (os brownistas, precursores dos congregacionalistas)
Local e Época: Inglaterra Inglaterra – a partir de 1580
Características: Criticaram o controle da igreja por parte do Estado e defenderam a auto-organização das igrejas locais pelos crentes fiéis, com eliminação de bispos e sacerdotes ordenados.

9.    Líder: George Fox (1624-1691)
Movimento decorrente do avivamento: (os “quackers”)
Local e Época: Inglaterra Inglaterra – a partir de 1644
Características: Defenderam a Bíblia como única regra de fé e prática, bem como a simplicidade e o abandono do luxo como exigíveis na vida cristã. Também foram contrários à necessidade de formação intelectual para a separação ao ministério, que é resultado da chamada do Espírito. Defenderam a atualidade dos dons espirituais, da cura divina e dos sinais e maravilhas dos tempos apostólicos.

10. Líder: Philip Jakob Spener (1635-1705)
e Nicolau Von Zinzendorf  (1700-1760
Movimento decorrente do avivamento: (os pietistas) (movimento decorrente do avivamento os morávios)
Local e Época: Alemanha – a partir de 1670
Características: A Igreja Moraviana, fundada pelos crentes que haviam adotado as ideias de Hus, vive um grande despertamento e inicia um grande ímpeto missionário, após o início de reuniões de oração, que passaram a ser uma “marca registrada” desta denominação por 100 anos. Há notícias de derramamento do Espírito Santo.

11. Líder: John Wesley (1703-1791)
Movimento decorrente do avivamento: (os metodistas)
Local e Época: Alemanha Inglaterra – a partir de 1738
Características: Evangelizado pelos morávios, Wesley passou a defender a necessidade de uma santificação pessoal para servir a Cristo, como também a necessidade de uma vida espiritual abundante, em que a fé fosse posta em prática.

12. Líder: Jonathan Edwards (1703-1758)
e George Whitefield (1714-1770)
Movimento decorrente do avivamento: (o “grande avivamento”)
Local e Época: Estados Unidos – a partir de 1734
Características: Defenderam a simplicidade da fé cristã, uma vida de santificação e de pureza, como também a existência de um avivamento contínuo na Igreja, de forma equilibrada e centrada na Palavra de Deus, que não se confundia com emocionalismo nem com a resposta humana à graça de Deus.

13. Líder: Charles Grandison Finney (1792-1875)
Movimento decorrente do avivamento: (o “segundo grande avivamento”)
Local e Época: Estados Unidos – a partir de 1821
Características: Converteu-se e foi imediatamente batizado com o Espírito Santo, cuja realidade fez parte de suas pregações. Grande pregador, ganhou multidões para Cristo, que permaneciam cerca de 85% fiéis ao Senhor.

14. Líder: Edward Irving (1792-1834)
Movimento decorrente do avivamento: (Igreja Católica Apostólica, que teria cura duração após a sua morte)
Local e Época: Escócia – a partir de 1822
Características: Pregador eloqüente pregava contra o materialismo vigente e a frieza espiritual. Sentindo a iminência da volta de Cristo, começou a clamar por um derramamento do Espírito Santo e houve manifestação de línguas estranhas e do dom de profecia.

15. Líder: Charles Haddon Spurgeon (1834-1892)
Local e Época: Inglaterra – a partir de 1851
Características: Considerado o “príncipe dos pregadores”, eram comuns a ocorrência de sinais e prodígios nas reuniões de sua igreja local.

16. Líder: Dwight Lyman Moody (1837-1899)
e Reuben Archer Torrey (1856-1928)
Local e Época: Estados Unidos – a partir de aproximadamente 1860
Características: Moody, evangelista sem igual, pregou a respeito da “segunda bênção”, uma bênção necessária ao crente após a conversão. Seu ministério evangelístico foi o maior de todos os Estados Unidos no século XIX. Torrey continuou seu trabalho, sendo um homem de oração que, a partir de 1901, passou a fazer cruzadas onde pedia um reavivamento mundial.

17. Líder: Phoebe Palmer(1807-1874)
, John Swanell Inskip(1816-1884)e Alfred Cookman(1828-1871)
Movimento decorrente do avivamento: (o “avivamento posterior à Guerra Civil”, de onde surgiu as Igrejas da Santidade)
 Local e Época: Estados Unidos – a partir de 1867
Características: Pregadores metodistas enfatizaram a existência de uma “segunda bênção”, posterior à conversão, que conferiria maior santificação aos crentes. Início das Igrejas da Santidade, onde congregariam Charles Fox Parham e William Joseph Seymour.

18. Líder: John Alexander Dowie (1848-1907)
Movimento decorrente do avivamento: (fundou a Igreja Católica Apostólica, nos Estados Unidos, em 1896).
Local e Época: Austrália – a partir de 1872
Características: Sua pregação enfatizava o relacionamento pessoal com Cristo e a cura divina. Despertou a atenção de Charles Fox Parham, que seria o professor de William Joseph Symour, o pioneiro do movimento pentecostal mundial.
            19. Líder: William Joseph Seymour (1870-1922).
Movimento decorrente do avivamento: Congregação Cristã no Brasil e Assembléias de Deus
Local e Época: Estados Unidos 1906
Características: Ênfase no "batismo com o Espírito Santo" evidenciado pelos dons do Espírito (glossolalia, curas milagrosas, profecias, interpretação de línguas e discernimento de espíritos).


MAIORES GRUPOS NO PAÍS: IGREJAS PENTECOSTAIS


Assembléia de Deus*
Fundação: 1910
História e doutrina: A maior igreja pentecostal brasileira surgiu em Belém (PA), sob a influência de dois missionários suecos vindos dos Estados Unidos, onde freqüentavam a Igreja Batista. Organizada nos moldes das igrejas pentecostais que surgiam então naquele país, a Assembléia de Deus acredita no poder supremo do Espírito Santo e prega com ênfase o Evangelho cristão. Nos cultos, fiéis oram e cantam em voz alta dentro dos templos.
Fiéis no Brasil: 8.500.000
Templos: Dados não disponíveis
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: Dados não disponíveis

* Este número diz respeito apenas à primeira Assembléia de Deus, surgida em Belém (PA) no início do século XX. Trata-se da denominação ligada à Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB), a quem pertence a patente do nome no país. Ao longo do século, outras Assembléias de Deus surgiram, a maioria sem qualquer ligação institucional com a CGADB.

Congregação Cristã no Brasil
Fundação:
 1910
História e doutrina: Fundada no Brasil por Luigi Francescon, um protestante italiano. No início, cresceu dentro da comunidade de imigrantes italianos do país, para, a partir da década de 1930, se expandir para o resto do Brasil. A exemplo da Assembléia de Deus, centra suas crenças nas virtudes do Espírito Santo, sem dar valor a outras figuras consagradas historicamente pelo cristianismo, como Maria ou os santos. Um de seus rituais mais conhecidos é o batismo de imersão em água corrente.
Fiéis no Brasil: 1.891.000
Templos: 4.700
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: 403
Igreja do Evangelho Quadrangular
Fundação: 
1918
História e doutrina: Nascida nos Estados Unidos, demorou quase 30 anos para chegar ao Brasil, pelas mão de dois missionários que se instalaram na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, e depois em São João da Boa Vista, em São Paulo. Enfatiza o dom da cura pelo Espírito Santo e a palavra de Deus contida na Bíblia, além de acreditar no retorno iminente de Jesus Cristo.
Fiéis no Brasil: 1.600.000
Templos: 7.500
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: 213
Igreja Pentecostal "O Brasil para Cristo"
Fundação:
 1955
História e doutrina: Fundada por um ex-trabalhador da construção civil, que chegou a ser pastor da Assembléia de Deus e da Evangelho Quadrangular antes de se autoproclamar missionário da própria igreja. Os cultos são marcados por orações espontâneas e pelo testemunho dos fiéis, que também podem pregar.
Fiéis no Brasil: 1.937.000
Templos: 4.600
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: 419
Igreja Pentecostal Deus é Amor
Fundação:
 1962
História e doutrina: Criada a partir de uma mensagem divina que seu fundador, o missionário David Miranda, teria recebido. Assemelha-se às pentecostais tradicionais no conservadorismo no campo dos costumes e nos rituais mais exaltados. Possui hoje o autodenominado "maior templo evangélico do mundo", com capacidade para 60.000 fiéis, no centro de São Paulo.
Fiéis no Brasil: 3.600.000
Templos: 4.300
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: 837

MAIORES GRUPOS NO PAÍS: IGREJAS NEOPENTECOSTAIS


Igreja Universal do Reino de Deus
Fundação:
 1977
História e doutrina: Principal igreja do fenômeno neopentecostal brasileiro, foi fundada pelo bispo Edir Macedo, nos subúrbios do Rio de Janeiro. Segue os preceitos gerais do cristianismo. Em seus cultos diários, estimula-se a doação do dízimo e é comum a prática do exorcismo. Aposta na mídia eletrônica para atrair fiéis – é dona da Rede Record de televisão, entre outras emissoras.
Fiéis no Brasil: 5.200.000
Templos: 13.000
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: 400
Igreja Internacional da Graça de Deus
Fundação:
 1980
História e doutrina: Dissidência direta da Igreja Universal, foi fundada no Rio por Romildo Ribeiro Soares, cunhado do bispo Edir Macedo. Suas pregações e rituais, repletos de curas e exorcismos, podem ser acompanhadas em diversas emissoras de televisão, que vendem seus horários para que a igreja arrebanhe seus fiéis.
Fiéis no Brasil: Dados não disponíveis
Templos: Dados não disponíveis
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: Dados não disponíveis
Igreja Apostólica Renascer em Cristo
Fundação:
 1986
História e doutrina: Uma das neopentecostais em que o incentivo à busca da prosperidade material é mais evidente, a Renascer foi fundada em São Paulo. Tendo como público alvo a classe média urbana, trouxe novidades para os cultos evangélicos, como o rock gospel e as festas jovens dentro dos templos. A exemplo de suas congêneres, se mantém à base de doações sistemáticas de seus fiéis.
Fiéis no Brasil: 120.000
Templos: 870
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: 138
Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra
Fundação:
 1992
História e doutrina: Surgida em Brasília, ganhou notoriedade depois de conquistar fiéis entre as celebridades e as classes mais abastadas do país. Apesar de seguir os preceitos básicos do cristianismo e de promover rituais de fé exaltados, é tolerante no que diz respeito a hábitos controversos e normas morais pouco rígidas.
Fiéis no Brasil: Dados não disponíveis
Templos: 650
Número médio de fiéis que freqüentam cada templo: Dados não disponíveis
Fonte: http://veja.abril.com.br


Este vídeo do saudoso David Wilkerson sobre as práticas neopentecostais é muito interessante!

Um comentário:

  1. Tenho um blog que comecei agora, O Peregrino E Servo. Meu nome é António Batalha, passei e vi seu blog e gostei, quero deixar um convite: Gostava que fizesse parte de meus amigos virtuais no blog Peregrino e Servo, Isto é, se quizer. De volta retribuirei seguindo seu blog também, se desejar colucar meu banner no seu blog me avise. Obrigado.

    ResponderExcluir