segunda-feira, 3 de março de 2014


Subsídio para a lição 10 - As Leis Civis Entregue por Moisés aos Israelitas
Palavras Chave: Organização Responsabilização, Justiça

As leis civis de Israel tratam das consequência  do comportamento inapropriado e abusivo. Note que se enfatiza a recompensa pelo comportamento errado. Isso deixa claro que Deus nos responsabiliza pelas nossas ações. Essas leis revelam as instruções de /deus para a manutenção de uma sociedade ordeira e sadia pela observação dos devidos limites. Esses limites salvaguardam relacionamentos humanos e identidades pessoais e, ao mesmo tempo, reconhecem a vida digna e a propriedade.

Enquanto nação, social e politicamente organizada, Israel teve as suas leis civis.
Entendemos que muitas destas leis eram temporais e necessárias para época à qual foram concedidas. Além disso, muitas destas Leis Civis e Penais foram escritas e entregues por Moisés com base em legislações já existentes, não sendo elas as primeiras leis escritas conhecidas pela humanidade. A história confirma que 500 anos antes de Moisés, por volta do ano 1750 a.C, no tempo de Abraão, existiu na Mesopotâmia um código de leis que estabelecia o princípio do “olho por olho, dente por dente” (Lei do Talião) tal como aparece depois na Torá (ver Êxodo 21:23-27; Levítico 24:17-20 e Deuteronômio 19:21)). Trata-se do Código de Hamurabi que serviu de base para muitas das leis contidas no Pentateuco. Todavia, em certo sentido podemos afirmar que todas as leis são de Deus e as que não foram entregues por Ele diretamente, com certeza tiveram a Sua concordância, para causarem um poderoso impacto na vida pessoal dos judeus, no sentido da prevenção e preservação da vida deles (ver Deuteronômio 6:24). 

É interessante que na nova aliança, Cristo teve a autoridade de revogar a Lei do Talião no fundamento do amor (ver Mateus 5:38-48). Pense bem! Caso esta lei fosse eterna, poderia ela ser revogada ou melhorada? Por isso defendemos a tese de que muitas das leis contidas na Torá, escritas por Moisés, respeitavam o momento histórico vivido pelo povo de Israel.


A lei Civil se aplicava à vida cotidiana em Israel (ver Dt. 24.10,11). Pelo fato de a sociedade e a cultura modernas serem tão radicalmente diferentes das daquele tempo, esse código como um todo não pode ser seguido. Mas os princípios éticos contidos nos mandamentos são atemporais, e devem guiar nossa conduta. Jesus demonstrou estes princípios por meio de Sua vida exemplar.  

As leis civis do antigo Israel não mais existem hoje. A nação, politicamente reorganizada recentemente, após séculos da dispersão ocasionada pela destruição de Jerusalém no ano 70 d.C., possui hoje um regime parlamentarista e leis que nada têm a ver com aquelas estabelecidas por Deus e entregues a Moisés, às quais nos referimos.

Porém há um povo especial que mantém uma íntima relação com Deus. Para este povo há de se cumprir a seguinte promessa:
“Nas suas mentes imprimirei as Minhas leis, também sobre os seus corações as inscreverei; e Eu serei o seu Deus, e eles serão o Meu povo.” Hebreus 8:10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário