sexta-feira, 4 de abril de 2014

Dinâmica para a lição 1 - E Deu Dons Aos Homens
Objetivo: refletir a respeito dos nossos dons, promovendo uma autoconsciência em relação aos dons de cada um:
mobilizando um espírito de cooperação no grupo.
Material: Para o grupo: Bíblia, evangelho (Mt.25,14-30). Para cada participante: meia folha de papel sulfite (ou ofício), canetas hidrocor.
 Estratégia: Reunir o grupo em círculo, colocar o material sobre uma mesa central. Comunicar o tema da reunião estimulando-os a participar.
 1 - Solicitar que um voluntário leia o texto bíblico e que os participantes ouçam a mensagem com atenção.
2 – O animador então inicia uma reflexão sobre o tema, motivando a manifestação de todos sobre o entendimento do texto e sua relação com a vida de cada um.
3 – Pedir que cada participante pense em um dom/talento que Deus lhe concedeu e que reconhece que o possui:
- solicitar então, que cada participante escreva na folha disponível, o dom que reconhece possuir e que deseja colocar a serviço do grupo.
4 - Orientá-los a colocar na mesa central ou no chão, formando um círculo, as folhas contendo os dons que colocam à disposição do grupo.
5 – Convidá-los a, em silêncio, entrar em contato (ler) com cada um dos dons disponíveis e, sem precipitar-se ou comentar, escolher um deles, aquele talento de que estão precisando hoje:
- “com sinceridade, aproveitem essa oportunidade... reflitam, escolham.” Se mais de uma pessoa escolher o mesmo talento, uma segura a folha e as outras se sentam ao lado dela. Depois, retornem ao circulo levando-a com vocês.
6 – agora, sem dizer o talento/o dom que colocamos à disposição do grupo, vamos contar ao grupo aquele que escolhemos e porque precisamos dele nesse momento da nossa vida.
- motivar para que todos se manifestem, mesmo que os depoimentos se repitam. Controlam os que se estendem para dar oportunidade a todos.
7 – finalizar conforme escolha do grupo: oração de mãos dadas; teatro; troca de mensagens relativas ao tema entre os participantes. Deixar que escolham e decidam, é um exercício da própria dinâmica: utilizar os dons e criar.
 
Do livro: Caminhos de Encontro e Descobertas – Dinâmicas e Vivências – Sonia Biffi e Rosabel De Chiaro - 6ª ed. - Paulus Editora – 1998



Nenhum comentário:

Postar um comentário