segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Use esta dinâmica ou ilustração antes de iniciar o tópico III da lição: A proteção e o cuidado de Deus com seu povo

 Dinâmica – Cuidado e proteção de Deus
Material necessário: fósforos

Esta pequena atividade pode servir de introdução a uma lição na qual nós ensinamos o cuidado e a proteção de Deus.
 O professor chama à frente um aluno e ele lhe dá um palito de fósforo e lhe pergunta: Você
pode quebrar este palito? - Indubitavelmente isto muito fácil.
Então o professor chama à frente outro aluno e lhe mostra outro palito e lhe pergunta:
Você pode quebrar este palito?
Mas desta vez, o professor não dá o palito ao aluno, mas ele coloca o palito na mão do
aluno, fecha-a e a mantém a fechada dentro da sua própria mão. Agora a coisa é muito mais
difícil!
 Segue a explicação:
Um palito é pequeno e frágil. É fácil quebrá-lo quando é jogado fora em algum lugar. Mas este
mesmo palito frágil, quando eu colocá-lo dentro da minha mão, você não pode quebrá-lo. Da
mesma maneira, nós como humanos somos fracos. Facilmente nós podemos ser esmagados
pelos problemas da vida e pelos os ataques do inimigo. Mas enquanto Jesus o tiver nas mãos
dele, o inimigo não pode fazer nada contra você. Jesus nos prometeu que ninguém pode nos
arrebatar da mão dele. Você não precisa ser forte. Mas quando você confia no Senhor, Ele
cuidará de você com poder.

Utilize esta dinâmica ao terminar o tópico II - O Cântico de Moisés
Dinâmica 2 - Gratidão 
Texto Bíblico: “Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” 1 Tessalonicenses 5:16-18
Objetivo: Aprender a ser agradecido a Deus em todas as circunstâncias, refletir sobre as recompensas da gratidão.
Material: Texto Bíblico (1 Tess. 5.16:18), história adaptada de Pollyana e o Jogo do Contente, Balão (bexiga) branca.
Descrição:
1. Com os alunos dispostos em um círculo, inicie a dinâmica lendo o Texto Bíblico acima e logo em seguida contando a história de “Pollyanna e o Jogo do contente” (com adaptações), que se encontra logo abaixo;
2. A seguir entregue o balão branco ao primeiro aluno e explique que ele deverá se lembrar de duas situações pelas quais passou: uma que ele considerou muito boa e outra considerada desagradável; pra cada situação o aluno deverá dizer uma palavra de agradecimento a Deus pela vivência daquela situação, tal qual no Jogo do Contente.
3. Quando terminar o aluno passa a bexiga para o próximo, até que todos tenham participado.
4. Finalize enfatizando que o principal motivo da nossa gratidão deve ser pela Salvação que Cristo nos outorgou, e que a gratidão flui naturalmente do coração daqueles que receberam a Salvação em Cristo Jesus.
5. Leia novamente os versículos do Texto Bíblico e faça uma oração.


Pollyanna e o Jogo do Contente (História Adaptada do romance “Pollyanna, a Pequena Órfã” de Eleanor H. Porter)
Certa vez uma menina de nome Pollyanna conversava com seu pai e pediu-lhe uma boneca. Ele então sorriu e respondeu, dizendo que ela teria sua boneca.
O pai, que era um pastor missionário, enviou uma carta às coletas de missões pedindo a boneca.
A garotinha esperou, esperou... E a caixa de doações finalmente chegou!
Ela foi correndo até a caixa e a abriu toda feliz.
Mas dentro só havia um par de muletas...
A menininha começou a chorar desesperada, então seu pai a abraçou e lhe ensinou um jogo... O jogo do contente, que se trata de encontrar em cada tristeza ao menos um pouquinho de alegria. Pollyanna então perguntou ao pai:
- Como posso ficar contente por ter recebido um par de muletas e não a boneca que pedi? O que há de bom nisso?
 O pai a olhou com ternura e respondeu:
- Simplesmente pelo fato de não precisar delas!
Desde então Pollyanna sempre jogou o Jogo do Contente! 

 Atenção: Professor você não precisa necessariamente fazer uso das dua dinâmicas, pode escolher apenas uma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário